O Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos (SIGRH) é outro componente dos sistemas integrados de gestão (SIG´s) cuja finalidade é gerir, informatizar e padronizar os principais processos da área de recursos humanos da universidade.
O SIGRH possui uma forte interação com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) - sistema de abrangência nacional - controlado pelo Ministério do Planejamento, com a missão de unificar a gestão da folha de pessoal dos servidores da Administração Pública Federal em uma plataforma única. É possível receber e enviar informações entre esses dois sistemas, a fim de maximizar a confiabilidade e a consistência das informações, além de minimizar o retrabalho de cadastramento nos dois sistemas vigentes nas instituições. O SIGRH disponibiliza funcionalidades agrupadas em módulos.
Administração de Pessoal
Agrupa as funcionalidades com o objetivo de automatizar, padronizar e simplificar os processos administrativos da área de recursos humanos. Neste módulo é possível autorizar: o acesso dos diversos usuários, o pagamento de cursos e concursos, a solicitação hora extra, etc.
Aposentadoria - Implantado
Oferecer diversas informações sobre aposentadoria dos servidores, através de consultas e relatórios. Neste módulo é possível cadastrar os tipos de aposentadorias disponíveis, consultar as previsões de aposentadorias dos servidores, solicitar contagem de tempo de serviço, cadastrar os servidores que possuem contagem de tempo especial, efetuar o recadastramento dos aposentados e pensionistas, consultar e cadastrar portarias de aposentadoria, identificar servidores com direito ao abono permanência, cadastrar isenção de contribuição de previdenciária, etc.
Assistência ao Servidor
Tem como objetivo oferecer esclarecimentos, apoio e orientação aos servidores da Instituição. É possível gerar relatórios sobre informações funcionais dos servidores, gerenciar a realização dos exames médico ocupacional, informando os locais onde serão realizados, as pessoas envolvidas e emitindo cartas de convocação.
Atendimento ao Servidor
Tem como objetivo oferecer esclarecimentos, apoio e orientação aos servidores da Instituição. Este módulo permite gerar declarações e documentos para os servidores como ficha funcional; solicitações de auxilio alimentação e pré-escola, declaração funcional, declaração de dependentes, declaração de averbação, termo de afastamento; disponibilização de formulário de abono, aposentadoria, verificar ausências, férias, dependentes, ocorrências funcionais e pessoais, previsão de aposentadoria etc.
Auxílios/Solicitações
Criado para auxiliar na gestão dos auxílios disponibilizados pela Instituição para seus servidores, tais como alimentação, pré-escolar, natalidade e transporte, desde o momento da solicitação até a aprovação e disponibilização dos auxílios solicitados.
Avaliação Funcional - Implantado
Gerenciar o processo de avaliação das atividades técnicas e administrativas desenvolvidas por técnicos e docentes. Neste módulo é possível registrar, autorizar e acompanhar os processos de avaliação de desempenho, cadastrar a avaliação de servidor, validar as avaliações, gerar relatórios de avaliação de servidor, dimensionamento da força de trabalho, mão de obra e verificar adesões a plano de saúde, ausência, averbação, dependentes, designações etc
Banco de Vagas
Gerencia as vagas da instituição, permitindo o controle de ocupação, distribuição, vacância e redistribuição das vagas, fornecendo subsídios importantes para abertura de concursos públicos para provimentos de vagas (novas ou em decorrência do desligamento dos servidores ocupantes). Neste módulo é realizada também a gestão do banco de professores-equivalentes, definido pela Portaria Normativa Interministerial Nº22 de 30 de Dezembro de 2007, que regulamenta a distribuição de vagas de docentes e os concursos para provimento de cargos de docentes.
Capacitação - Implantado
Permite a gestão dos programas de capacitação oferecidos pela instituição para os servidores. Neste módulo é possível cadastrar: os instrutores externos e internos, a capacitação acadêmica, profissional, habilidades e publicações dos servidores, as atividades, os eventos e editais de capacitação, as turmas de capacitação, lançar frequência dos alunos, permite também fazer as inscrições on-line dos servidores, controlar as progressões, emitir e declaração e certificados, etc.
Cadastro - Implantado
Neste módulo é possível cadastrar manualmente novos servidores e complementar as informações dos servidores oriundas da fita espelho gerada pelo SIAPE, como: atualizar as informações pessoais e funcionais, atribuir necessidade especial para os servidores, cadastrar dependentes, registrar afastamentos, alterar lotação e exercício dos servidores, cadastrar adicionais de periculosidade, cadastrar laudos com as condições dos ambientes de trabalho, cadastrar designações e exonerações de cargos/funções, registrar ocorrências funcionais, atualizar as informações associadas à formação escolar dos servidores, registrar as progressões funcionais dos servidores, cadastrar tempo de contribuição decorrente de vínculo de trabalho prestado a outras instituições, registrar redistribuição dos servidores, etc.
Colegiados
Permite fazer a gestão das atividades realizadas pelos conselhos universitários. Neste módulo é possível cadastrar: os participantes e respectivos papeis nas reuniões, as pautas e atas, os ementários e resoluções, registrar a presença de membros, além de gerar declarações e relatórios e folha de comparecimento.
Comissões
Agrupa as funcionalidades que permitem gerenciar as sindicâncias e os processos administrativos disciplinares da instituição. Neste módulo é possível cadastrar comissões, classificar, homologar e acompanhar os processos e seus prazos.
Concursos
Permite gerenciar as informações dos concursos e das vagas autorizadas por tipo de provimento. Neste módulo é possível registrar a classificação dos candidatos, incluir editais e atas dos concursos, registrar portarias de nomeação e editais de convocação.
Consultas Funcionais
Permite realizar consultas e relatórios relativos a qualquer dos módulos implantados, como relatórios de ausências, de histórico de progressões, aniversariantes do mês, dados do servidor, designações e etc.
Dimensionamento
Permite gerenciar a força de trabalho em cada unidade. Neste módulo é possível informar a atribuição de cada setor, os processos de trabalho, identificar os bolsistas, servidores e terceirizados, localizar servidores além de gerar relatórios de dimensionamento.
Férias - Implantado
Este módulo permite o gerenciamento das férias dos servidores da instituição. Nele é possível registrar os períodos de bloqueio para concessão de férias para todos os servidores, cadastrar períodos de férias dos servidores, interromper as férias, homologar as férias dos servidores por unidade, exportar os dados de férias para o SIAPE, importar as informações de férias do SIAPE para o SIGRH etc.
Financeiro - Implantado
Permite, ao gestor de recursos humanos, gerenciar todas as informações que possuem efeito financeiro na instituição. Além disso, é possível gerar os arquivos com a informações dos adicionais dos servidores para o SIAPEnet, gerar arquivo com a movimentação financeira que impacte na folha de pagamento (como faltas, retroativos, etc.) , Gerar o arquivo SEFIP, visualizar, cadastrar e autorizar os projetos de cursos e/ou concursos da Instituição, autorizar os pagamentos de cursos e concursos, etc.
Frequência
Este módulo permite gerenciar os procedimentos necessários para o controle e acompanhamento da frequência dos servidores na instituição. Nele é possível cadastrar: os tipos de escalas de trabalhos, as escalas de trabalhos dos servidores, os feriados e recessos, as dispensas para servidores, as unidades que utilizam o registro de ponto eletrônico na frequência dos seus servidores, os gestores de ponto em cada unidade, além de gerar diversos relatórios.
Integração SIAPE - Implantado
Este módulo permite a comunicação com o SIAPE. Nele é possível carregar os arquivos que são disponibilizados pelo SIAPE no banco de dados do SIGRH e permite também enviar as informações de férias do SIGRH para o SIAPE.
Plano de Saúde
Agrupa as funcionalidades que permitem gerenciar a adesão aos planos de saúde conveniados pela instituição ou o ressarcimento de planos de saúde não conveniados. É possível cadastrar: dependentes, agregados, incluir e alterar automaticamente, no SIAPE, as informações de titularidade de plano de saúde, solicitar a adesão de plano de saúde conveniado, comprovar pagamento de planos de saúde, emitir relatórios quantitativos, etc.
Portal do Servidor - Implantado
Portal destinado aos servidores da instituição com o objetivo de agrupar as funcionalidades de interesse do servidor, a nível operacional e gerencial de acordo com o perfil do servidor (estatutário ou celetista, técnico ou docente).
Portal da Chefia da Unidade
Portal destinado aos gestores das unidades com o objetivo de agrupar as funcionalidades que auxiliam no acompanhamento das unidades como férias, frequência, hora extra, escalas e dimensionamento de força de trabalho dos servidores da sua unidade.
Portal do Gestor
Portal que centraliza as funcionalidades para gestão do desenvolvimento dos servidores como: avaliações, dimensionamento e capacitação.
Portal da Auditoria
Portal destinado aos auditores, criado com o objetivo de reunir funcionalidades que disponibilizam informações de todas as áreas do SIGRH através de relatórios essenciais para o acompanhamento da administração de pessoal da Instituição.
Portal Público
O Portal Público permite acesso a qualquer pessoa, inclusive ao público externo, à algumas informações do SIGRH como consultas servidores, concursos, resoluções, etc.
Mais informações: