Os processos de pagamento da UFBA tornam-se eletrônicos

O Comitê Executor do PEN informou que, no dia 11/abr/22, o CONARQ 052.22 (DESPESA) deixou de ser processo físico e passou a ser processo eletrônico na UFBA. Com esta mudança, chegamos a marca de 75% de processos sendo tramitados exclusivamente de forma eletrônica na universidade.

 

Com o intuito de orientar os usuários sobre a mudança, durante o mês de abril, o comitê do PEN realizou sete turmas de  treinamento sobre os procedimentos operacionais (PO) de DESPESA, o SIPAC (Sistema de Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) e o SIPAB (Sistema de Bolsas). Na ocasião, mais de 100 pessoas foram capacitadas.

 

Os POs foram elaborados juntamente com a CCF e a PROAD, e revisados pelo Comitê Executor. Eles estão disponíveis na página da SUPAD através dos links abaixo:

 

   - PO/PROAD/CCF/01 - Pagamento a Fornecedor (Aquisição de materiais e bens com contrato) (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/02 - Pagamento a Fornecedor (Aquisição de materiais e bens sem contrato) (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/03 - Pagamento a Fornecedor (Prestação de serviços com contrato) (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/04 - Pagamento a Fornecedor (Prestação de serviços sem contrato) (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/05 - Pagamento a Fundações e Entidades sem Fins Lucrativos (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/06 - Pagamento de Boletos e Taxas (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/07 - Pagamento de Bolsas e Auxílios (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/08 - Crédito Indevido em Folha de Pagamento (PEN)

   - PO/PROAD/CCF/09 - Pagamento de Auxílio a Pesquisador (PEN)

 

Este e outros procedimentos operacionais poderão ser acessados por meio do portal de manuais www.supad.ufba.br/manual-procedimentos. Na página, basta clicar na aba do órgão desejado e escolher o procedimento a ser visualizado.

 

Lembramos que a equipe da STI também disponibilizou um conjunto de orientações sobre a utilização do SIPAC. Essas orientações estão disponíveis nos seguintes links:

 

- Como "abrir processo" no SIPAC

- Como adicionar documentos ao processo no SIPAC

- Como criar documentos digitais no SIPAC (Documentos avulsos, criados eletronicamente no SIPAC fora de um processo. Ex: atas de colegiado, departamento, ofícios).

 

É importante relembrar que, as dúvidas, correções ou sugestões em relação aos procedimentos, deverão ser encaminhadas à SUPAD: desenvolvimento@ufba.br.

Dúvidas sobre o SIPAB deve ser direcionadas para o PROAE: diego.moraes@ufba.br

 

Dúvidas especificamente relacionadas ao SIPAC, deverão ser direcionadas para: helpdesk@ufba.br.

Demais questões relacionadas ao UFBAPEN, poderão ser direcionadas para seu canal de comunicação: ufbapen@ufba.br

 

Parabenizamos a todos os participantes dos Comitês do PEN pelo avanço desta implantação na Universidade, que gera maior produtividade, celeridade e economicidade do dinheiro público.

 

 

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