Perguntas

Programa elaborado a partir da necessidade de integração dos diversos sistemas em uso na UFBA. A função dos sistemas é administrar informações e procedimentos de diversas áreas funcionais como recursos humanos, patrimônio, administrativo, acadêmico entre outros.

Serviço de apoio a usuários da comunidade UFBA para suporte e resolução de problemas técnicos que dizem respeito à informática e sistemas de informação. O Helpdesk também esclarece dúvidas por meio de chamados de TI. É possível entrar em contato com o Helpdesk UFBA e abrir um chamado pelo telefone (71) 3283-6100, pelo e-mail helpdesk@ufba.br ou pelo site https://webdesk.ufba.br/. Para realizar as duas últimas formas de contato é necessário possuir e-mail/login UFBA (possuir algum vínculo de servidor ou estagiário com a instituição).

As solicitações podem ser feitas através do preenchimento do formulário de solicitações que está disponível na página principal dos sistemas (SIPAC, SIGRH) em Notícias e Comunicados. Após serem devidamente preenchidas devem ser encaminhadas para o email helpdesk@ufba.com.br.

Abrir chamado informando o nome do usuário, login, ramal, unidade, caminho com o passo a passo no sistema até onde ocorre a falha/dúvida, detalhamento da dúvida ou falha e, se possível, o print da falha do sistema.

Acesse o Portal Administrativo e clique no menu Requisições -> Infraestrutura -> Manutenção -> Cadastrar requisição. Se preferir consultar as requisições que você já realizou, basta repetir o mesmo procedimento, clicando, ao final, em Acompanhar Requisições Enviadas. Caso deseje fazer alguma alteração, é possível atualizar a requisição. Basta clicar na opção Modificar Requisição no menu Requisições -> Infraestrutura -> Manutenção.
 
 
 

Se você é estudante ou professor e deseja solicitar um processo de dispensa de disciplina, poderá realizá-lo através do portal público do SIPAC. Este portal disponibiliza dados pertinentes a cada processo público para consulta, de maneira eficiente e segura, sem necessidade de utilização de login e senha para entrar no sistema. No caso dos fornecedores da universidade, poderão acessar o sistema e verificar como estão os andamentos dos processos que envolvem pagamentos. O solicitante então poderá acompanhar passo a passo como estão as tramitações e reduzir o tempo gasto ao se encaminhar à unidade específica. Ao acessar o site, o solicitante poderá selecionar o processo, informar o nome e visualizar como estão os andamentos. Para conhecer o sistema, acesse: www.sipac.ufba.br.

Alguns usuários têm mais de uma unidade no seu perfil do SIPAC. Para ter acesso a elas basta clicar no símbolo de um ciclo de cores verde e vermelho no topo da tela ao lado esquerdo, ver quais unidades estão disponíveis em seu perfil e realizar a troca.
 
Para ter acesso a Capa do Processo no SIPAC, seguimos o caminho: Portal Administrativo > Aba Protocolo > Processos > Consultar Processo. Para realizar a consulta podemos utilizar um ou mais filtros como o número do Processo. Após informar os dados é só solicitar a busca. Ao aparecer o resultado da pesquisa é só clicar no link com o número do processo solicitado e será possível ter acesso aos Dados Gerais do Processo. Nesta nova tela podemos visualizar o link para impressão da Capa do Processo.
 
Para isso, podemos seguir o caminho Portal Administrativo > Aba Protocolo > Processos > Consultar Processo. Para realizar a consulta, podemos utilizar um ou mais filtros, tais como o número do Processo. Após informar os dados é só solicitar a busca. Logo após, poderemos visualizar o link com o número do processo. Ao clicar, será possível ter acesso aos Dados Gerais do processo. Nesta nova tela está disponível o link para impressão da Guia de Movimentação, no modo normal ou econômico.
 
Quem cadastra processos no SIPAC já deve ter notado que é necessário informar os "interessados". Mas, como saber quem são? O "interessado" é a parte (pessoa física ou jurídica) envolvida diretamente no processo. Em outras palavras, os interessados são pessoas que tem ligação com a demanda requisitada. O SIPAC também permite adicionar os "interessados" de um processo, podendo ser: servidores, alunos, credores e unidades. Previamente, serão cadastrados em sua base de dados.
 
• Servidores - Servidores da Universidade identificados pelo nome ou matrícula SIAPE;  
• Alunos - Discentes da Universidade identificados pelo nome ou matrícula SIAC;               
• Credores - Pessoas Físicas ou Jurídicas que são partes em processos de compras, pagamentos e similares; 
• Unidades da UFBA - Unidades da Instituição identificados pelo nome ou código SIPAC.
 
É possível adicionar um ou mais interessados. Estes serão notificados automaticamente por e-mail sobre atualizações no processo.
 
Obs: para adicionar como "interessados" público externo, órgãos internacionais e demais que não se adequem às categorias mencionadas acima, é necessário escolher a opção "Outros" e cadastrar o mesmo no sistema.
 
 
 

O Sistema Integrado de Patrimônios, Administração e Contratos (SIPAC) tem como objetivo dar suporte para que servidores, terceirizados e estagiários possam realizar diferentes atividades e consultas em toda a área administrativa da UFBA, conforme sua designação de atividade. 

 

Sim. O desenho das telas, as mensagens de aviso do sistema e o processamento dos módulos implantados do SIPAC são iguais nos dois ambientes. Ou seja, o funcionamento do sistema no ambiente de Produção acontece da mesma forma que no ambiente de Treinamento para que o usuário possa treinar e simular o uso dos módulos já implantados na UFBA.

 

Não. O cadastro nos ambientes de Treinamento e Produção do SIPAC são independentes, ou seja, se o usuário deseja acessar os dois ambientes tem que fazer os dois cadastros em separado. O login e a senha cadastrados podem ser iguais nos dois ambientes, mas é recomendado cadastrar login e senha diferentes para minimizar os riscos de o usuário acessar o ambiente incorreto do sistema.  

O ambiente de Treinamento do SIPAC é acessado através do site www.treinamentosipac.ufba.br, com as mesmas regras usadas para o ambiente de Produção deste sistema. 

Existe no SIPAC o ambiente de Treinamento que deve ser utilizado pelo usuário para treinar e simular o uso dos módulos já implantados na UFBA. Neste ambiente, os dados podem ser cadastrados e alterados livremente, porque estão armazenados em base de dados de testes.

Não é permitido fazer testes e simulações no ambiente de Produção porque os dados estão armazenados em base de dados reais da UFBA, que só podem ser cadastrados e alterados pelos usuários responsáveis pela manutenção dos mesmos.

Este acesso tem que ser solicitado pelo Diretor da unidade do servidor ou do terceirizado. É preciso preencher o formulário eletrônico com o link disponível no rodapé da página principal do SIPAC (www.sipac.ufba.br), informando todos os dados da solicitação (quais as permissões, para quem e quem está autorizando), imprimi-lo e, em seguida, encaminhá-lo assinado e carimbado pelo dirigente da unidade para o e-mail helpdesk@ufba.br.

 

O atendimento desta solicitação depende da avaliação da equipe da STI, que informará ao solicitante através de e-mail o atendimento, ou não, da mesma.

Não. Alguns módulos do SIPAC são de uso exclusivo das unidades responsáveis pelo serviço, tais como: Compras (CMP); Orçamento (Setor de Orçamento da PROPLAN); Convênios (CCONV); Infraestrutura (SUMAI); Almoxarifado (Gestores dos Almoxarifados).

Os módulos atualmente implantados na UFBA são: Acesso à Informação, Liquidação de Despesas, Requisições, Almoxarifado, Catálogo de Materiais, Compras, Licitação, Projetos/Convênios, Infraestrutura, Orçamento, Contratos, Protocolo e Transportes e os Portais da Direção / Reitoria / Administrativo.

  1. Acesse o site www.sipac.ufba.br;

 

  1. Clique em “Entrar no Sistema”;

 

  1. Informe login, senha e clique em “Entrar”;

 

  1. Clique na aba “Alterar Senha” no lado superior direito da tela e siga as instruções indicadas pelo sistema.

 

  1. Acesse o site www.sipac.ufba.br;

 

  1. Clique em “Entrar no Sistema”;

 

  1. Clique no link “Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo.”;

 

  1. Siga as instruções indicadas pelo sistema.

 

 

  1. Acesse o site www.sipac.ufba.br;

 

  1. Clique em “Entrar no Sistema”;

 

  1. Clique no link Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.”;

 

  1. Siga as instruções indicadas pelo sistema.

 

a)     Acesse o site www.sipac.ufba.br;

 

b)    Clique em “Entrar no Sistema”;

 

c)     Informe o “Usuário” (login) e “Senha” que foi cadastrada no sistema.

a)     Os servidores da UFBA devem fazer o autocadastro através da página principal do SIPAC sipac.ufba.br, clicando na opção “Cadastre-se” e preencher os dados solicitados seguindo as instruções do sistema. Após o autocadastro, devem solicitar permissões de acesso ao SIPAC, preenchendo o formulário eletrônico com o link disponível no rodapé da página principal do sistema. Em seguida, enviar o formulário preenchido, assinado e carimbado pelo dirigente da unidade para o e-mail: helpdesk@ufba.br.

 

b)    Para cadastrar servidores terceirizados, solicitar permissões de acesso ao sistema, e/ou incluir unidades administrativas ao perfil do usuário é necessário preencher o formulário eletrônico através do link disponível no rodapé da página principal do SIPAC (sipac.ufba.br) ou na área de formulários na página da STI (https://sti.ufba.br/) e em seguida enviar o formulário preenchido, carimbado e assinado pelo dirigente da unidade para o e-mail: helpdesk@ufba.br.
     

Apenas os servidores da UFBA (ativos e aposentados), funcionários terceirizados e bolsistas/estagiários que tiverem cadastro de usuário no SIPAC.

Sim. A consulta pode ser feita por qualquer pessoa com acesso à Internet, sem ser necessário estar logado no sistema, através do site www.sipac.ufba.br, seguindo os seguintes passos:

a)     Clique na aba de “Processos”;

 

b)    Selecione uma das seguintes opções: a) Nº do processo; b) Nome do interessado; c) Matrícula SIAPE do aluno ou do servidor; d) CPF ou CNPJ;

 

c)     Preencha o campo da opção desejada;

 

d)    Clique em “Consultar Processo”. Para detalhar informações do processo (status, interessados, documentos, movimentações, onde está o processo no momento, despachos, entre outros) clique na lupa azul que aparece à direita da tela.

 

a)     A PROAD (Pró-Reitoria de Administração) é o órgão responsável pela definição das diretrizes e das prioridades referentes ao SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) no âmbito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

 

b)    A equipe técnica da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA) é a responsável pela implantação do sistema nesta Universidade, além de avaliar modificações, corrigir erros, treinar os usuários e esclarecer dúvidas referentes ao seu funcionamento. Não é responsabilidade da STI fornecer informações sobre os dados armazenados no SIPAC, cabendo ao solicitante entrar em contato com o órgão responsável pelo seu cadastro para obter a informação desejada. Ademais, a STI não alimenta dados no sistema, sendo esta atribuição exclusiva dos usuários responsáveis pelos mesmos.

Equipe responsável pelo SIPAC

 



Equipe técnica responsável pelo SIPAC

 


Nome


Função


Unidade


Sonia Terse


Gestora Geral


PROAD


Ana Carina Mendes


Coordenadora Técnica


STI


Maria Luiza Braga


Analista de Negócio


STI


Carine Leal


Analista de Negócio


STI


Uoston Souza


Analista de Negócio


STI


José Carlos N. Queiróz


Analista de Atendimento


STI


Ederson Assunção


Analista de Sistemas


STI


Silvio Queiroz


Analista de Sistemas


STI


Pandora Pimentel


Estagiário


STI


Gabriel Trindade


Estagiário


STI


Romilson Santana


Estagiário


STI


Wilson Santos


Estagiário


STI


Bruno Dias


Estagiário


STI


Osvaldo Lima


Estagiário


STI


 

 

 

É possível criar uma nova requisição de registro de preços a partir de uma já existente no SIPAC. Para isso, basta seguir o caminho Portal Administrativo > Aba Requisições > Buscar Requisições. Informar o tipo de requisição “Requisição Para Participar De Um Novo Registro De Preços” e buscar a requisição com qualquer um dos filtros para compor sua consulta. Surgirá, então, uma tela com os resultados da pesquisa. Do lado direito, clique no último ícone referente à requisição, no botão “Criar nova requisição utilizando esta como modelo”. Em seguida, é só inserir o material em sua lista de nova requisição.
Todas as pessoas que possuam algum vínculo com a UFBA. 
Ex.: Servidores (técnicos-administrativos e docentes), Terceirizados, Bolsistas.
 
Caso o usuário já possua acesso ao SIPAC, este deve usar o mesmo login e senha para o SIGRH. Caso contrário, deverá fazer o cadastro de um novo login e senha. (Ver procedimento nas questões "Como fazer o cadastramento de terceirizado para ter acesso ao sistema?"  ou "Como fazer o cadastramento de um servidor para ter acesso ao sistema?" abaixo).
Não. O acesso ao SIGRH e ao SIPAC se dá com o mesmo login e senha. O usuário apenas deverá solicitar a permissão de acesso na funcionalidade/módulo.
 
  • Acessar o formulário de Solicitações de Acesso:
    • Link disponível na página da STI (formulários) ou página principal do SIGRH.
  • Enviar o formulário preenchido e assinado para o e-mail: helpdesk@ufba.br.

 

 
  • Página da STI – www.sti.ufba.br, aba de Serviços, depois na opção Formulários.

                                                      Ou

  • Acessar diretamente o link www.sti.ufba.br/formulários.
  • Clicar no link Cadastro de Usuários e solicitação de permissão no SIPAC e SIGRH.
 
 
 
                                                       Ou
  • Acessar o link disponível na página principal dos sistemas em Notícias e Comunicados.

 

 
 

 

  • Fazer auto cadastro no SIGRH, através do link Cadastre-se, existente na página de login do sistema, conforme figura abaixo:

 

 
  • Fazer a validação do usuário através do link recebido por e-mail. Caso não seja feito, ao tentar logar no SIGRH, aparecerá a mensagem “Usuário não confirmado”.

 

 

  • Acessar o sigrh através do link www.sigrh.ufba.br
  • Clicar no link Entrar no Sistema, localizado no canto superior direito da tela principal, onde aparecerá a tela de login.
  • Clicar no link: Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la, conforme figura abaixo:

 

  • Preencher login e e-mail cadastrados:

 

  • Será enviado uma mensagem de confirmação para o e-mail cadastrado:

 

  • Clicar no link enviado por e-mail para trocar a senha:

 

 

  • Acessar o sigrh através do link www.sigrh.ufba.br
  • Clicar no link Entrar no Sistema, localizado no canto superior direito da tela principal, onde aparecerá a tela de login.
  • Clicar no link: Esqueceu o login? Clique aqui para recuperá-lo, conforme figura abaixo:
 
  • Inscrições nas ações de capacitação;
  • Consultas de turmas;
  • Cadastramento de currículos para instrutoria;
  • Solicitação e emissão de certificados.
Vídeos de orientação disponíveis no canal do UFBA SIM:
 
Qualquer informação referente a capacitação/cursos no SIGRH, o usuário poderá entrar em contato com o Núcleo de Capacitação da PRODEP através dos telefones 3283-6407 / 6409 ou pelo e-mail capacitar@ufba.br.
 
Para funcionários terceirizados, seguir orientações do item "Como inscrever terceirizados em cursos no SIGRH?".
 

Para se inscrever em um curso, no SIGRH, os funcionários terceirizados devem entrar em contato com o Núcleo de Capacitação(NUCAP) da PRODEP, através dos telefones 3283-6407 / 6409 ou pelo e-mail capacitar@ufba.br.

Vídeos de orientação disponíveis no canal do UFBA SIM:
Vídeos de orientação disponíveis no canal do UFBA SIM:
Se você não possui acesso ao SIGRH, nele existe um portal público onde são disponibilizadas algumas funcionalidades, como por exemplo: 
  • Consultar Lista de servidores da UFBA
  • Totais de servidores ativos, aposentados, pensionista, Docentes e técnicos.
  • Autenticação de documentos
  • Relatórios Estatísticos
Para conhecer o portal, acesse: www.sigrh.ufba.br.

Para cadastramento de uma chefia de unidade, no SIGRH, é necessário que o usuário preencha o formulário Cadastro de Usuários e solicitação de permissão no SIPAC e SIGRH (vide item "Onde encontrar o formulário para cadastramento de terceiros?") assinado pelo Diretor/Superintendente da Unidade e envie para o helpdesk@ufba.br para que a equipe do SIGRH possa realizar o cadastramento.

Caso o coordenador não possua acesso ao portal da coordenação, mesmo já possuindo login, deve entrar em contato com a PROPG solicitando a identificação de coordenador de programa.

 

Caso tenha perdido a senha, a mesma deverá ser redefinida seguindo o passo a passo abaixo:

 

1 – O link para acessar o SIGAA é: http://sigaa.ufba.br.

2 - Clique em Login.

3 – Clique em "Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.".

4 - Informe o login da rede UFBA, o seu e-mail cadastrado no SIAC (sistema

acadêmico atual) ou no SIGAA, o conteúdo da imagem e clique em Recuperar Senha.

5 – Verifique a mensagem disponível na sua caixa de entrada do e-mail cadastrado.

6 – Clique em Redefinir Minha Senha no e-mail.

7 – A aplicação o direcionará para a tela de troca de senha.

8 - Informe os campos Nova senha e Confirme a Nova Senha e clique em Alterar

Senha.

9 - A senha será alterada.

 

1 - A secretaria do programa deve cadastrar o docente no SIGAA através do portal da coordenação e em seguida deve adiciona-lo ao programa.
 
i) Cadastro dos dados do docente:
Cadastros -> corpo docente do programa -> docente externo à ufba -> cadastrar
 
ii) Vinculação do docente ao programa
Cadastros -> corpo docente do programa -> equipe de docentes do programa : selecionar a opção "Cadastrar Membro"
 
 
 
2 - A secretaria do programa gera o login para o docente acessar o SIGAA:
 
Cadastros -> corpo docente do programa -> docente externo à ufba -> cadastrar usuário para docente externo à UFBA.
 
Recomendamos que o usuário seja criado utilizando-se uma senha difícil e a mesma não seja revelada para o docente, que deverá alterar a senha no primeiro acesso, seguindo o seguinte roteiro:
 
1 – O link para acessar o SIGAA é: http://sigaa.ufba.br.
2 - Clique em Login.
3 – Clique em "Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.".
4 - Informe o login, o seu e-mail cadastrado no SIAC (sistema
acadêmico anterior) ou no SIGAA (se já possuir cadastro), o conteúdo da imagem e clique em Recuperar Senha.
5 – Verifique a mensagem disponível na sua caixa de entrada do e-mail cadastrado.
6 – Clique em Redefinir Minha Senha no e-mail.
7 – A aplicação o direcionará para a tela de troca de senha.
8 - Informe os campos Nova senha e Confirme a Nova Senha e clique em Alterar
Senha.
9 - A senha será alterada.
 

 

Por questão de segurança, esse cadastro está sob a responsabilidade da PROPG.

 

A primeira via do diploma poderá ser emitido pelo SUPAC. Pré-requisito para essa etapa é a execução do fluxo de conclusão seja realizada pelos colegiados.

 

1 - Atividades de qualidficação/defesa:

As atividades do tipo defesa e qualificação não concluídas no semestre podem ser renovadas. Segue o caminho para tal procedimento para a secretaria.

Matrícula > Atividade > Renovar Matrícula

Seleciona o componente que deseja renovar, na seta verde do lado direito.

 

2 - Atividades complementares

As atividades complementares devem ser consolidadas para possibilitar a matrícula posterior.

Os programas que necessitarem tratar de assuntos relacionados a criação/alteração de currículos, deverão entrar em contato com o NUREC/SUPAC.

Para cadastrar como regular um discente que ainda esteja com vínculo ativo de aluno especial, é necessário que o vínculo anterior seja cancelado.

A opção CANCELAR VÍNCULO encontra-se no caminho:

Portal Coordenação Stricto Sensu >>Menu ALUNO >> VÍNCULO >> CANCELAR VÍNCULO. Após o cancelamento do vínculo, favor cadastrar como regular.

Para lançamento de nota do respectivo discente, favor solicitar a SUPAC/NAREP.

Adicionalmente, deve ser observado que somente o programa com o qual o aluno possui vínculo pode realizar o cancelamento.

 

É possível o cadastro de discente mestrando aprovado no Doutorado, desde que o mesmo esteja com status defendido (com aprovação do trabalho de conlcusão de curso). Atendida a condição, o cadastro segue o fluxo normal.

 

 

O cadastro de novos discentes deve ser realizado através do seguinte caminho no portal da coordenação: Aluno -> cadastro -> cadastrar novo discente.

 

Deve ser observado que para o cadastro de discentes que possuem vínculo ativo no sistema (aluno especial ou mestrando ingressante no doutorado) é necessário que o vínculo anterior seja cancelado.

Neste caso, deve ser encaminhada uma solicitação para a SUPAC para realizar o cadastro do aluno ou reativar uma das grades.

A pesquisa orientada, componente obrigatório para todos alunos, é automaticamente renovada a cada semestre, sem que haja a necessidade de solicitação. A inscrição será feita pelo colegiado após a avaliação do desempenho do semestre anterior, feita pelo seu respectivo orientador.

As solicitações de matrícula em disciplinas precisam ser aprovadas pelo orientador do discente solicitante através do portal do docente OU pelo coordenador do programa através do portal da coordenação.

 

Os programas que necessitarem realizar alteração de nota/conceito, devem solicitar a alteração junto ao NAREP/SUPAC. A STI não realiza correção de nota/conceito.

Para disciplinas: O colegiado deverá encaminhar pedido à SUPAC, que ficará responsável pelos ajustes e lançamentos, caso não esteja no período que a funcionalidade esteja habilitada no sistema.

Para atividades (pesquisa orientada, etc.): O resultado das atividades deverá ser realizado pelo próprio docente, através do seu portal SIGAA.

A secretaria/coordenação do programa deve cadastrar os discentes calouros e indicar seus respectivos orientadores. Para discentes que já estavam cadastrados no SIAC, para a grande maioria dos casos não é necessário pois os dados foram importados para SIGAA, contudo, em alguns casos nos quais foram encontrados erros ou inconsistências de informação, a importação não foi realizada.

Não há reservas de vagas para a pós-graduação no SIGAA, ou seja, não há como disponibilizar vagas no ato do planejamento para um programa específico. Contudo, a disciplina pode ser solicitada no período de matrícula por outro programa ou pelo próprio discente, cabendo ao programa solicitado aprovar a matrícula.

Os Programas que necessitem criar turmas com horário compacto, deverão cadastrar no SIGAA uma solicitação de criação de disciplina idêntica a anterior, mas do tipo MÓDULO. O  NUREC/SUPAC receberá automaticamente essa solicitação com os dados do componente.

 

Para cadastrar a solicitação de criação, seguir os seguintes passos:

 

1) No Portal Coordenação > menu Cadastro > Solicitar Cadastro de Componente Curricular;

2) Em "Tipo do componente", selecione "Módulo";

3) Preencha os dados gerais obrigatórios e clique em "Avançar";

4) Confirme todos os dados e finalize o cadastro.

 

Após aprovação da SUPAC no SIGAA (da nova disciplina do tipo módulo), o programa poderá seguir o fluxo de criação de turma.

 

 

Não será mais necessário. As negociações deverão ser feitas de acordo com as necessidades de cada colegiado, sendo necessário apenas registrar o planejamento final aprovado em plenário de departamento, desde que respeitados os pedidos de outros colegiados, caso existam. Esta mudança foi realizada para adequar o processo  de planejamento às normas vigentes no Regimento Geral (ver art.34) e no REGPG (Art.29).

 

Os programas que necessitarem cancelar o vínculo do discente matriculado de forma equivocada, deve seguir o seguinte caminho:

              Aluno > Vínculo > Cancelar

Busca o nome do discente e clica na seta verde;

Informa o tipo de afastamento > Efetivação de novo Cadastro (Ou o tipo que melhor convier); Informa o mês/ano de referência (Mês da execução do processo)>

Clica em próximo passo; Na tela seguinte informa a senha do SIGAA para efetivar, e clica em confirmar.

 

As atividades não concluídas no semestre podem ser renovadas.

Segue o caminho para tal procedimento para a secretaria.

Matrícula > Atividade > Renovar Matrícula

Selecione o componente que deseja renovar, na seta verde do lado direito

Se o aluno não possui nenhuma pendência de integralização então é hora de  matriculá-lo na atividade de defesa (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO),esta atividade será usada para registrar a defesa do aluno no SIGAA. Para matricular o aluno na atividade de defesa, siga o caminho:​ SIGAA​→Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Atividades → Matricular​.

Caso o aluno tenha apenas se matriculado em uma disciplina, como destacado anteriormente, não é possível deixa-lo sem disciplinas matriculadas através do Portal do Coordenados. Neste caso, deve-se solicitar à SUPAC que as disciplinas sejam excluídas.

Os discentes da graduação que precisarem cursar componentes da pós - graduação terão suas inscrições realizadas pelo SIAC, desde que o colegiado dele tenha solicitado esse componente no planejamento no SIAC.

 

Já os discentes da pós que necessitam de componentes da graduação, deverão ser registrados como aluno especial no SIAC, para conseguirem realizar matrícula nesse componente, e após a conclusão e aprovação na disciplina, terá que solicitar aproveitamento de estudos no seu programa.

A  Coordenação do Programa pode realizar a matrícula dos alunos em ATIVIDADE de Defesa.

O caminho no sistema é  Menu Matrículas >> ATIVIDADES >> Matricular, conforme imagem em anexo.

Mais detalhes sobre a realização de matrícula em atividade de DEFESA, consultar o Roteiro de Conclusão de Discenteno link http://www.ufbasim.ufba.br/materiais.

Para obter mais informações sobre o planejamento de turma para disciplina do tipo Tópicos Especiais, consulte o Guia Rápido clicando aqui.

O aluno de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que ainda não possui acesso ao SIGAA, deve realizar o auto cadastro. A seguir um guia rápido como é realizado o cadastro de um novo login.

Acesse o Guia rápido abaixo:

http://www.ufbasim.ufba.br/sites/ufbasim.ufba.br/files/sigaa_guia_rapido_-_login_e_auto_cadastro.pdf

Caso tenha perdido a senha, a mesma deverá ser redefinida seguindo o passo a passo abaixo:

 

1 – O link para acessar o SIGAA é: http://sigaa.ufba.br.

2 - Clique em Login.

3 – Clique em "Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.".

4 - Informe o login da rede UFBA, o seu e-mail cadastrado no SIAC (sistema

acadêmico atual) ou no SIGAA, o conteúdo da imagem e clique em Recuperar Senha.

5 – Verifique a mensagem disponível na sua caixa de entrada do e-mail cadastrado.

6 – Clique em Redefinir Minha Senha no e-mail.

7 – A aplicação o direcionará para a tela de troca de senha.

8 - Informe os campos Nova senha e Confirme a Nova Senha e clique em Alterar

Senha.

9 - A senha será alterada.

Os chamados dos discentes para o Help Desk serão cancelados. A solicitação deve chegar através dos seus respectivos colegiados.

 

As alteração de dados cadastrais deve ser solicitadas à secretaria/coordenação do programa.

A solicitação de matricula é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IJrPOXLD8N0&list=PLTZKlnjFDsVboE_nWnwll7Rw3j8suozDQ&index=8

As solicitações de matrícula do DISCENTE só são efetivadas após a aprovação do Orientador ou da Coordenação do Programa (Coordenador ou Vice-Coordenador).

Os funcionários da secretaria não têm opção de aprovação de solicitação de matrícula.

A solicitação de matricula em disciplina é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Após acessar o caminho, selecionar a opção “Disciplinas”.

 

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula em disciplinas  acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=EzOFlRUIikg

A solicitação de matricula em atividades complementares é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Após acessar o caminho, selecionar a opção “Atividades Complementares”.

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula em atividades complementares  acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=z32lRIT-pUw

A solicitação de matricula em exame de proficiência é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Após acessar o caminho, selecionar a opção “Exame de proficiência”.

 

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula  em exames de proficiência acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=kKIVNpQK5o8

A solicitação de matricula em qualificação é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Após acessar o caminho, selecionar a opção “Qualificação”.

 

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula em qualificação acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=7AAr9sNSPWU

A solicitação de matricula em defesa é realizada através do seguinte caminho no portal do discente: Ensino -> matricula online -> Realizar Matrícula.

Após acessar o caminho, selecionar a opção “Defesa”.

 

Para saber mais sobre como realizar a sua matrícula em defesa acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nYOObsxWRLE

 

A matrícula em ATIVIDADE DE DEFESA fora do prazo deve ser solicidata à Coordenação do Programa.

O comprovante de matrícula pode ser acessado no portal do discente através do seguinte caminho: Ensino -> Emitir atestado de matrícula.

Caso o discente não tenha acesso ao sistema o e-mail deverá ser trocado pelo colegiado, se o aluno já possuir acesso ao sistema o e-mail poderá ser trocado seguindo os passos abaixo:

Portal do Discente> Meus Dados Pessoais.

 

No menu "Atividades Complementares" na tela inicial de matrícula. Como Pesquisa Orientada é entendida como atividade pelo SIGAA, esta não está no menu de disciplinas.

Para isso, eles deve-se seguir estes passos:

Portal Discente → Ensino → Matrícula On-line → Realizar Matrícula.

Na página que será apresentada pelo sistema, haverá 6 opções de matrículas. O discente deverá selecionar a opção "Em Outros Programas". Logo após, deverá escolher o Programa que o componente que ele deseja se matricular pertence.

Ao selecionar o Programa, uma listagem aparecerá com todas as turmas abertas daquele Programa.

 

OBS: 

As solicitações de matrícula do DISCENTE só são efetivadas após a aprovação do Orientador ou da Coordenação do Programa (Coordenador ou Vice-Coordenador).

Os funcionários da secretaria não têm opção de aprovação de solicitação de matrícula.

Sou professor da UFBA

Se o/a docente não tiver acessos aos outros sistemas (SIPAC ou SIGRH) é possível fazer o próprio cadastro na página do SIGAA:

  1. Na tela de login, clicar em "Cadastre-se" no link correspondente;
  2. Preencha os seus dados e clique em cadastrar;
    1. Tenha sempre a certeza de estar digitando seus dados conforme os que estão cadastrados na UFBA
  3. Confirme os dados digitados;
  4. Valide seu cadastro no email enviado pelo sistema.

 

Sou professor aposentado da UFBA

Para docentes aposentados:

  1. Solicite à PROPG sua vinculação ao programa (reativação) através do email nepg@ufba.br;
  2. Abra um chamado para criação do seu login através do webdesk.ufba.br com os seguintes dados:
    1. Nome completo
    2. CPF
    3. Data de nascimento
    4. email cadastrado na UFBA
    5. Unidade de alocação

 

Sou professor externo

Para docentes de fora da UFBA, processo é diferente:

  1. O programa deve fazer o cadastro do docente pelo SIGAA;
  2. Abra um chamado para criação do seu login através do webdesk.ufba.br com os seguintes dados:
    1. Nome completo
    2. CPF
    3. Data de nascimento
    4. email cadastrado na UFBA
    5. Unidade de alocação

Caso tenha perdido a senha, a mesma deverá ser redefinida seguindo o passo a passo abaixo:

 

1 – O link para acessar o SIGAA é: http://sigaa.ufba.br.

2 - Clique em Login.

3 – Clique em "Esqueceu a senha? Clique aqui para recuperá-la.".

4 - Informe o login da rede UFBA, o seu e-mail cadastrado no SIAC (sistema

acadêmico atual) ou no SIGAA, o conteúdo da imagem e clique em Recuperar Senha.

5 – Verifique a mensagem disponível na sua caixa de entrada do e-mail cadastrado.

6 – Clique em Redefinir Minha Senha no e-mail.

7 – A aplicação o direcionará para a tela de troca de senha.

8 - Informe os campos Nova senha e Confirme a Nova Senha e clique em Alterar

Senha.

9 - A senha será alterada.

 

Para docentes aposentados:

  1. Solicite à PROPG sua vinculação ao programa (reativação) através do email nepg@ufba.br;
  2. Abra um chamado para criação do seu login através do webdesk.ufba.br com os seguintes dados:
    1. Nome completo
    2. CPF
    3. Data de nascimento
    4. email cadastrado na UFBA
    5. Unidade de alocação

Se o/a docente não tiver acessos aos outros sistemas (SIPAC ou SIGRH) é possível fazer o próprio cadastro na página do SIGAA:

  1. Na tela de login, clicar em "Cadastre-se" no link correspondente;
  2. Preencha os seus dados e clique em cadastrar;
    1. Tenha sempre a certeza de estar digitando seus dados conforme os que estão cadastrados na UFBA
  3. Confirme os dados digitados;
  4. Valide seu cadastro no email enviado pelo sistema.

Caso já possua login no sistema, mas não saiba seu login ou sua senha, é possível redefini-los também na página de login:

  1. Acesse o link em "Esqueceu seu login" ou "Esqueceu a senha";
  2. Preencha os dados solicitados e clique em "Recuperar".

Caso tenha algum problema com o seu email ou dados que não estão conforme os do sistema, abra um chamado através do webdesk.ufba.br

O atendimento aos docentes será realizado pelo serviço do Help Desk: helpdesk@ufba.br

 

O docente pode adicionar outros membros externo ao programa e à UFBA ao solicitar o cadastro da banca.

No Portal Docente > Ensino > Orientações Pós-Graduação > Bancas > Solicitar Cadastro

Selecionar o discente, preencher os dados e clicar em ''Próximo Passo''.

Na página que irá se abrir, é possível adicionar todos os docentes que irão fazer parte da banca: Presidente, Examinador Interno, Examinador Externo ao Programa e Examinador Externo à instituição, agora basta selecionar a função do membro.

Caso o Examinador Externo à Instituição não esteja cadastrado, é possível fazer o cadastro na mesma página clicando em ''Cadastrar novo Membro''.

 

As solicitações de matrícula precisam ser aprovadas pelo orientador do discente solicitante através do portal do docente ou pelo coordenador do programa através do portal da coordenação.

A análise de matrícula pode ser realizada acessando o seguinte caminho no portal docente: Ensino -> Orientações Pós Graduação -> Analisar Solicitações de Matrícula.

 

Para saber mais sobre como fazer a análise da solicitação de matrícula acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4O1-_6O_mfs&index=11&list=PLTZKlnjFDsVboE_nWnwll7Rw3j8suozDQ&t=0s

 

  1. Para Disciplinas, o sistema permite a criação de turmas. O docente pode informar as notas e frequências dos discentes acessando as turmas do semestre letivo corrente respeitando o período de lançamento conforme o calendário acadêmico.
  2. Para Atividades (pesquisa orientada, etc.), o SIGAA não cria turmas. Sendo assim, o docente pode informar o resultado dos respectivos orientandos (aprovado ou reprovado), individualmente e a qualquer momento.

    Para saber mais acesse o link: http://www.ufbasim.ufba.br/sites/ufbasim.ufba.br/files/sigaa_guia_rapido_-_lancamento_de_notas_disciplina_e_atividades.pdf

 

 A visualização de todos os orientandos de um professor no Portal Docente é através da funcionalidade Meus Orientandos no seguinte caminho: Ensino >> Orientações Pós-Graduação >> Meus Orientandos.

 

A pesquisa orientada, componente obrigatório para todos alunos, é automaticamente renovada a cada semestre, sem que haja a necessidade de solicitação. A inscrição será feita pelo colegiado após a avaliação do desempenho do semestre anterior, feita pelo seu respectivo orientador.

Não é necessário que docentes realizem o cadastro de orientandos no SIGAA, uma vez que o cadastro é realizado pela secretaria/coordenação do programa.

 

Para obter mais informações sobre disciplina do tipo Tópicos Especiais, consulte o Guia Rápido clicando aqui.